16 de agosto de 2022
Pesquisa, inovação e desenvolvimento foram as pautas do primeiro encontro entre secretários de Estado com o presidente da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), Pedro Cerino, realizado na manhã desta terça-feira, 16, na sede da instituição.
Participaram da reunião vários secretários de Estado de Roraima, além de presidentes de instituições públicas estaduais. Na ocasião,
os representantes debateram sobre as ações e funcionamento da Faperr para a atuação da pesquisa roraimense.
Para o presidente da Faperr, Pedro Cerino, a reunião foi o primeiro passo para o fomento da pesquisa em Roraima.
“Hoje demos o pontapé inicial para planejar nossas ações que serão realizadas em parceria com diversos órgãos e instituições, para atividades a favor da pesquisa roraimense e valorizar ainda mais nossa região”, destacou.
O presidente do Iteraima, Márcio Grangeiro, destacou a importância do Programa Roraima 2030 para o desenvolvimento de Roraima. “É um projeto que realmente vai promover o desenvolvimento do Estado. Somos uma terra do agro e nosso campo ainda é desprovido de pesquisa. A Faperr vem para fortalecer um campo ainda muito carente”, afirmou Grangeiro.
O Presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marlon Buss, fez referência a projetos existentes em outros estados do Brasil que poderiam servir de modelo e ou até ser aplicado no estado de Roraima mediante parcerias.
Representando a Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Paula Freitas, citou ainda a importância de fomentar pesquisas na área ambiental, como por exemplo, na reposição florestal de áreas degradadas.
O titular da SEI (Secretaria do Índio), Marcelo Pereira, afirmou que há vários projetos de agricultura familiar que estão em fase de desenvolvimento na pasta e que necessitam de apoio, principalmente em pesquisas que poderão ajudar no desenvolvimento dessas atividades.
Já o secretário Emerson Baú, da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), enfatizou sobre que o encontro é um marco.
“Este momento consolida os objetivos do Governo no desenvolvimento econômico de Roraima. Com o apoio nas pesquisas desenvolvidas pela Faperr e as instituições parceiras, esse resultado vai ser ainda mais proveitoso”, finalizou.
Ascom / Faperr