Entre os dias 1 e 4 de julho, as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) da região Norte do Brasil se reuniram com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. O encontro teve como objetivo discutir assuntos estratégicos referentes ao edital 34/2023, intitulado Amazônia +10 – Expedições Científicas.
A reunião surgiu a partir da necessidade de promover o entrosamento técnico entre as FAPs do Norte e fortalecer a colaboração com o CNPq, assim, alinhando as fases do edital de forma mais coesa. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima (Faperr) esteve presente através da representante Eliza Costa, Coordenadora do Núcleo de Difusão do Conhecimento da Diretoria técnica, que foi recebida pela Coordenadora-Geral de Cooperação Nacional em Ciência, Tecnologia e Inovação, Damísia Lima, e pelo Coordenador de Programas em Parcerias Estaduais, Igor Cavalcante.
“Esse laboratório foi de enorme importância tanto para a FAPESP quanto para as demais FAPs presentes. Temos a certeza que nos tornamos mais seguros quanto ao bom andamento do edital”, destacou Eliza.
As discussões durante o encontro abordaram estratégias que garantem a eficácia das expedições e o cumprimento dos objetivos do edital, assegurando que as iniciativas contribuam significativamente para o conhecimento científico e para o desenvolvimento socioeconômico das regiões amazônicas. A importância da cooperação entre as FAPs e o CNPq também foi destaque durante a reunião, onde através do alinhamento estratégico, os impactos devem ser positivos em relação a execução das expedições e a consecução dos objetivos científicos e sociais do Amazônia +10.
Amazônia +10 – Expedições Científicas
O edital lançado em novembro de 2023, tem como objetivo principal fomentar expedições científicas que busquem preencher lacunas de informação relacionadas à biodiversidade na Amazônia Legal. Além disso, o edital incentiva o envolvimento das comunidades locais e a promoção de um retorno à sociedade, incluindo a fixação de material coletado na região.
Créditos: Deyvison Medrado FAPESPA
Por: Isabella Fernandes