Incentivos da FAPERR aceleram crescimento de empresas de bioeconomia na Amazônia

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (FAPERR) tem trabalhado para fortalecer  a ciência, tecnologia e inovação. Programas como o Centelha e Inova Amazônia  têm sido a base de muitos projetos de sucesso, que sem o apoio técnico e financeiro teriam dificuldades para expansão no mercado.

Com uma abordagem voltada para a sustentabilidade da Amazônia, os empreendedores têm fortalecido suas empresas ganhando clientes não só na economia roraimense, mas também levando seus produtos e serviços para feiras nacionais. Pequenos e médios negócios são os que mais impulsionam a economia brasileira, sendo responsáveis ​​por uma grande parcela dos investimentos formais no país.

Hoje, através da FAPERR, 35 empresas com áreas diversificadas de atuação, recebem mentorias e aporte financeiro para crescimento e consolidação no mercado. São negócios voltados para saúde, beleza, vestuário, tecnologia, turismo e alimentação beneficiando aproximadamente 150 pessoas diretamente.

O Diretor Técnico da FAPERR, Wender Silva, explica como é a atuação da instituição junto aos empreendedores:

“A FAPERR vem trabalhando fortemente no apoio e no financiamento das pequenas empresas, dos pequenos negócios, das startups que são voltadas à bioeconomia. Programas como o Inova e Centelha trazem uma nova perspectiva na área da inovação gerando emprego, renda e fomentando a economia local.”

Um desses negócios de sucesso é o da Srª. Valdeniza Pereira, a empresa Daval Alimentos Amazônicos é especializada na criação e comercialização de produtos alimentícios artesanais produzidos com insumos orgânicos regionais. O empreendimento oferece uma linha de produtos incluindo: molhos de pimenta, doces, geleias e temperos.

 Valdeniza, conta que o incentivo como participante de um dos programas da FAPERR, foi importante para sua realização pessoal e profissional. “Durante minha trajetória, conseguimos não apenas aumentar as vendas, mas também expandir nossa linha de produtos, promovendo alimentos nativos da Amazônia. Isso não só beneficiou a nossa empresa, mas também valorizou a cultura local, o que é muito significativo para mim. Implementamos práticas de compra direta com os produtores, o que fortaleceu a economia da comunidade e trouxe um senso de pertencimento e colaboração”, reforça.

A Daval Alimentos Amazônicos se destaca pela introdução de produtos únicos, como os molhos de pimenta com Pupunha e Tucumã, que ajudam a promover a biodiversidade amazônica.

“Estou animada com uma nova proposta que estou desenvolvendo, utilizando ingredientes nativos e alinhando-nos às tendências de mercado e à crescente demanda por alimentos sustentáveis”, informou.

Um sonho realizado para a empreendedora, que abre espaço para novas metas e realizações profissionais.

“Minha meta é expandir a Daval, impactando positivamente a economia local e promovendo a preservação da biodiversidade, sempre contando com o apoio contínuo da Fapper e do Sebrae. Estou profundamente comprometida em alinhar a missão da Daval com os objetivos dessas instituições, garantindo que nossos produtos não apenas sejam sustentáveis, mas também celebrem a rica cultura e a natureza exuberante da Amazônia.”

São histórias como a da Valdeniza que reforçam o compromisso da FAPERR em continuar investindo em projetos que têm compromisso com a sustentabilidade e bioeconomia da Amazônia.

Texto: Thaminne Dinelli

Fotos: Daval Alimentos Amazônicos

Pular para o conteúdo