19 de outubro de 2022
Com editais a serem lançados em breve, a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) realizou na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório da UERR (Universidade Estadual de Roraima), uma apresentação de todos os programas que serão executados a partir de 2023 a professores, alunos e toda a sociedade.
Estiveram presentes o diretor técnico Carlos Borges e os assessores técnicos Elemar Favreto, Josias Silva e Gabriel Carvalho representando a Faperr. Eles exibiram os 15 programas já constituídos pela fundação, além do Programa Centelha, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e, que será coordenado pelo órgão em Roraima.
De acordo com o vice-reitor da UERR, Cláudio Travassos Delicato, a criação da Faperr representa um marco para o Estado. “Estamos vivendo um período histórico, onde hoje já podemos contar com os trabalhos da fundação, algo que era um pedido antigo de todos nós. Hoje estamos conhecendo os programas e, sem dúvidas, vamos colaborar para o desenvolvimento da pesquisa”, afirmou Delicato.
Para o assessor técnico Elemar Favreto, a apresentação dos programas e o retorno dos pesquisadores da UERR é fundamental para a melhoria e desenvolvimento dos editais.
“Entender melhor o ambiente de pesquisa e o ecossistema de inovação de Roraima é uma das funções da Faperr nesse momento de implantação dos trabalhos, de modo a desenvolver programas que sejam mais adequados e adaptados à realidade roraimense e respondendo às demandas sociais, econômicas e de pesquisa do Estado”, destacou.
CENTELHA RORAIMA
De início, o Programa Centelha, desenvolvido em todo o País, já está em sua segunda edição, e é o programa mais consolidado pelo órgão até o momento.
Com edital que será lançado em breve no Estado, o Centelha Roraima visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país.
Além disso, o Programa visa contribuir para ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no país, tais como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos, entre outros.
OS PROGRAMAS
São 15 programas já construídos pela Faperr e os editais previstos para o ano que vem, que contemplará diversas áreas do conhecimento. Projetos como pró-solos/águas, pró-equipamentos, pró-ciencia, pró-educação, além de subprogramas com abrangência nas áreas de inovação, saúde e segurança, para estudantes da educação básica, realização de eventos, indústria, biodiversidade, entre outros. Para mais informações, basta acessar o site oficial da Faperr.
Ascom/Faperr