Inova Amazônia: agência de turismo indígena promove roteiros de imersão na região da Raposa Serra do Sol (RR)

Fortalecer o etnoturismo, preservar a biodiversidade e promover o conhecimento das riquezas amazônicas sob a perspectiva dos moradores da região: essa é a proposta da Kauwê Turismo. A empresa dirigida por indígenas,  atua na comunidade Kauwê do Alto Miang, localizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no município de Pacaraima (RR).

Segundo a fundadora da empresa, Karynna Makuxi, a ideia surgiu da necessidade da própria comunidade de explorar os recursos naturais da região, respeitando o meio ambiente e os costumes locais.

“É a primeira agência comandada por uma indígena nesse segmento e fazendo roteiros dentro da nossa comunidade. A  princípio, nós tivemos o nosso projeto Plano de Visitação Turística. Protocolamos na FUNAI, fizemos todos os procedimentos corretos, informamos os condutores locais, tivemos curso de manipulação de alimentos e de como atender o cliente”, informou. 

 No roteiro da viagem os visitantes vivenciam a produção de café artesanal, exploram as cachoeiras da região e aprendem sobre a agricultura familiar.

“Então, dentro desse plano de visitação estão as nossas regras, o que o visitante pode, o que não pode. Nós atendemos, no máximo, até 15 pessoas. Então, é um turismo exclusivo”, destaca Karynna.

A Kauwê Turismo é uma das empresas incentivadas pelo programa Inova Amazônia, uma realização do Sebrae e FAPERR (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima). De acordo com o presidente da FAPERR, Pedro Cerino, o Inova tem como objetivo gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e empreendedores de outras localidades.

Karynna Macuxi, conta que participar do Inova Amazônia foi importante para agregar conhecimento e alavancar o etnoturismo na localidade.

 “Participar do Inova Amazônia foi de muita relevância! Nós aprendemos muito, eu aprendi muita coisa sobre vários setores, segmentos e a valorizar ainda mais a sustentabilidade. Nós não queríamos ficar dependentes de outras agências. Nós mesmos queríamos vender nossos pacotes, dar o nosso valor. Nós deixamos a contribuição para a comunidade geral, as pessoas trabalham de forma direta e recebem através da agência.”

As empresas participantes do Inova Amazônia têm como benefícios bolsa estímulo à inovação, capacitação  e mentorias, ambiente inovador e corporativo, networking e comunidades de inovação.

A abordagem da Kauwê Turismo vai além do conceito convencional de turismo: proporciona uma imersão prática e autêntica em meio à natureza, guiada por indígenas, facilitando a troca de conhecimentos, a valorização e preservação da cultura, e a conservação da biodiversidade da região.

Neste Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, que tal descobrir as riquezas e belezas naturais da região? Os interessados em roteiros turísticos na comunidade indígena podem acessar as redes sociais da agência: @comunidadekauwe_pacaraima

Reportagem: Thaminne Dinelli

Fotos: Kauwê Agência de Turismo

Pular para o conteúdo