Iniciativa Amazônia+10 e BID anunciam parceria para apoiar ações de inovação na Amazônia

Clique na Imagem para ir

A Iniciativa Amazônia+10, liderada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), anuncia parceria estratégica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A colaboração visa fortalecer o programa “Desafios na Amazônia” e apoiar a formação de equipes nas Fundações de Amparo à Pesquisa estaduais (FAPs) da Amazônia Legal.

O BID demonstra seu compromisso com a Iniciativa Amazônia+10 contribuindo com um aporte financeiro de US$300 mil (em torno de R$1,4 milhões) ao longo de dois anos, que vão impulsionar ações que promovam o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região.

A princípio, os recursos serão direcionados ao Programa “Desafios na Amazônia”, que busca mobilizar esforços multidisciplinares de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação para resolver problemas concretos enfrentados na região da Amazônia Legal.

Uma das primeiras ações, neste sentido, é a criação de três postos de trabalho em Belém ou Manaus, de profissionais especializados em Gestão de Programas de Inovação. As vagas já estão publicadas no site do BID, aqui e aqui, e as inscrições ficam abertas até 4 de março de 2024.

Essa colaboração marca um novo capítulo para a Iniciativa Amazônia+10, consolidando uma estrutura própria e expandindo seu alcance.

Clique na Imagem para ir

Sobre a Iniciativa Amazônia+10

A Iniciativa Amazônia+10 visa apoiar a pesquisa e a inovação tecnológica na Amazônia Legal, promovendo a interação natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. Com parcerias com o Governo Federal, agências científicas internacionais, organizações do terceiro setor, bancos multilaterais e o setor privado, a iniciativa busca superar obstáculos para o reflorestamento, desenvolvimento agrícola sustentável, bioeconomia, geração de alimentos, produção de fármacos, geração de energia limpa e garantia de acesso a serviços básicos.

Sobre o Grupo BID

O Grupo BID, composto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), BID Invest e BID Lab, oferece soluções de financiamento flexíveis a seus países membros para financiar o desenvolvimento econômico e social por meio de empréstimos e doações a entidades públicas e privadas na América Latina e o Caribe.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.