Faperr assina Acordo de Cooperação Técnica entre RNP e Seadi em Fórum Conectarr

CONECTIVIDADE E INOVAÇÃO

Com objetivo de impulsionar novas políticas públicas de conectividade em Roraima, ocorreu nesta sexta-feira, 21, no auditório do Sebrae/RR o “Fórum Conectarr – Conectividade em Roraima: Oportunidades e desafios para o Desenvolvimento de Estado“, promovido pelo Governo de Roraima,  através da Faperr (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Roraima), Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima) e RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).

Durante a programação foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre as três instituições, o que permitirá reforçar o compromisso com a cooperação em iniciativas às redes de comunicação e tecnologias avançadas de informação em Roraima.

“Com esse compromisso de cooperação técnica entre as instituições é um passo importantíssimo para o desenvolvimento de Roraima, e também para o avanço no aspecto científico. É com isso que a Faperr vem trabalhando para o andamento da evolução que temos nesses últimos tempos, apoiando ações como essa”, disse Diretor Administrativo Financeiro da Faperr, José Beethoven Barbosa.

A partir deste ponto será possível evoluir em diversos aspectos, mas especialmente em conexão, em alta velocidade, das instituições públicas, especialmente alta capacidade para escolas públicas, conexão de grupos de pesquisa e troca de mais experiência digital. “A comunidade científica local terá mais desenvolvimento e capacidade igual aos grandes centros do país quando se trata de velocidade”, disse o representante da RNP, profº Roberto Câmara.

O evento foi aberto ao público e abordou importantes programas como Norte Conectado, Wi-fi Brasil, PTT-Roraima e Projeto OpenCDN. O coordenador técnico da Seadi, Reginaldo Rubhi, destacou que o Fórum Conectarr promoveu networking e buscou soluções para as crises sociais causadas pela falta de conectividade.

“Este encontro é crucial para encontrarmos soluções coletivas que minimizem os impactos das falhas de conectividade em nosso dia a dia, afetando desde pagamentos com cartão e pix até segurança, saúde, educação e trabalho”, afirmou.