A capital do Amapá, Macapá, recebe entre os dias 19 e 22 de março de 2025 a 67ª edição do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). O evento, organizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), reúne as principais lideranças da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do país para fortalecer a colaboração entre as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e discutir os desafios e soluções para o futuro da pesquisa no Brasil.
O Governo do Estado por meio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) participa do encontro através do presidente, Pedro Cerino, o diretor técnico, Wender Silva, a assessora técnica, Noélia Bandeira e a assessora de comunicação, Isabella Fernandes.
A programação inclui palestras que abrangem o Brasil e o mundo, como programas da Europa, pesquisas das Guianas e reuniões que abordam temas como financiamento à pesquisa, inovação tecnológica e a integração entre academia e setor produtivo. A expectativa é que o evento contribua para a formulação de estratégias conjuntas que impulsionem o desenvolvimento sustentável e a competitividade da ciência brasileira no cenário global.
Dentre as autoridades presentes, esteve o governador do Amapá, Clécio Luís, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP), Gutemberg de Vilhena e o presidente do CONFAP, Odir Dellagostin, que apresentou dados onde o Brasil tem avançado consideravelmente na ciência, principalmente por meio de esforços estaduais. “São as Fundações Estaduais que garantem a continuidade do investimento em pesquisa e inovação, muitas vezes compensando a ausência de recursos federais”, afirmou.

Na oportunidade, a Faperr apresentou o Amazontech 2025, que será realizado nos dias 4,5 e 6 de setembro.
“É uma honra apresentar o Amazontech a este Conselho e convidá-los a fazer parte desta iniciativa. O programa, consolidado na promoção de tecnologias sustentáveis, reforça nesta edição a diversidade, a internacionalização, a inovação e a colaboração, ampliando parcerias estratégicas para fortalecer o desenvolvimento sustentável da Amazônia.” Afirmou.
O evento promoveu reuniões com diversos setores das Faps, como com as presidências, diretorias técnicas, diretorias administrativas e financeiras e assessorias de comunicação. O diretor Wender Silva ressaltou a importância do encontro para o ecossistema de ciência, desenvolvimento tecnológico e inovação no país.

“O CONFAP representa as 27 faps junto aos grandes agentes fomentadores de pesquisa e desenvolvimento como CNPq, Capes, Finep e agências do exterior, e é por meio dele que podemos realizar vários convênios e intercâmbios, como o emblemático a Amazônia+10. Então para a Faperr este evento é de extrema importância, tendo em vista que ainda não temos condições para fazer esse tipo de parceria e pelo confap nós conseguimos alcançar lugares de onde sozinhos, não conseguiríamos.” Concluiu.
COP 30
Em um momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP 30 em Belém, Pará, o Fórum CONFAP também coloca em pauta questões de sustentabilidade, ciência e inovação, ressaltando o papel estratégico da pesquisa no enfrentamento das mudanças climáticas.
Confira as transmissões do Fórum junto aos slides aqui.


SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Isabella C. Fernandes
FOTOGRAFIA: Ascom Faperr e Ascom CONFAP