Programa Centelha

O Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha, é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país. Além disso, o Programa visa contribuir para ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no país, tais como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos, entre outros.

Em sua primeira edição, o Programa Centelha já apresentou resultados expressivos, com mais de 15,4 mil ideias inovadoras oriundas de 19 estados parceiros, envolvendo mais de 38,7 mil participantes em suas equipes. Na primeira edição, o Estado de Roraima não foi contemplado com o Programa, pois ainda não possuía uma Fundação de Amparo à Pesquisa.

Em sua segunda edição, entretanto, o Programa Centelha passa a ser executado no Estado de Roraima pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima – FAPERR, contando com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação – SEADI.

O Programa Centelha Roraima terá início em Novembro de 2022, com o lançamento do edital para a captação de projetos de ideias inovadoras (Fase 1), sendo classificadas até 150 projetos para o desenvolvimento de projetos de empreendimentos (Fase 2). Nesta fase, serão selecionados até 75 projetos para a elaboração de projetos de fomento (Fase 3), que, por sua vez, selecionará até 15 projetos para receber o financiamento para a construção e formalização do negócio.

Serão apoiados projetos inovadores nas seguintes temáticas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência Artificial e Machine Learning; Internet das Coisas (IoT); Manufatura Avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos Materiais; Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Segurança, Privacidade e Dados; Tecnologia Social; Tecnologia da Informação (TI) e Telecom.

Pular para o conteúdo