O Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha, é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.
O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores, a partir da geração de novas ideias, e disseminar a cultura do empreendedorismo inovador em todo território nacional, incentivando a mobilização e a articulação institucional dos atores nos ecossistemas locais, estaduais e regionais de inovação do país. Além disso, o Programa visa contribuir para ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no país, tais como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos, entre outros.
Em sua primeira edição, o Programa Centelha já apresentou resultados expressivos, com mais de 15,4 mil ideias inovadoras oriundas de 19 estados parceiros, envolvendo mais de 38,7 mil participantes em suas equipes. Na primeira edição, o Estado de Roraima não foi contemplado com o Programa, pois ainda não possuía uma Fundação de Amparo à Pesquisa.
Em sua segunda edição, entretanto, o Programa Centelha passa a ser executado no Estado de Roraima pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima – FAPERR, contando com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação – SEADI.
O Programa Centelha Roraima terá início em Novembro de 2022, com o lançamento do edital para a captação de projetos de ideias inovadoras (Fase 1), sendo classificadas até 150 projetos para o desenvolvimento de projetos de empreendimentos (Fase 2). Nesta fase, serão selecionados até 75 projetos para a elaboração de projetos de fomento (Fase 3), que, por sua vez, selecionará até 15 projetos para receber o financiamento para a construção e formalização do negócio.
Serão apoiados projetos inovadores nas seguintes temáticas: Automação; Big Data; Biotecnologia e Genética; Blockchain; Design; Eletroeletrônica; Geoengenharia; Inteligência Artificial e Machine Learning; Internet das Coisas (IoT); Manufatura Avançada e Robótica; Mecânica e Mecatrônica; Nanotecnologia; Química e Novos Materiais; Realidade Aumentada; Realidade Virtual; Segurança, Privacidade e Dados; Tecnologia Social; Tecnologia da Informação (TI) e Telecom.
Incentivos da FAPERR aceleram crescimento de empresas de bioeconomia na Amazônia
Centelha III | Finep anuncia investimento de R$ 124 milhões durante 65° Fórum Nacional do Confap
Faperr premia projetos de fomento ao empreendedorismo do programa Centelha RR
Primeira edição do programa vai selecionar 15 startups do Estado
Faperr lança projeto de lives semanais para estimular ideias inovadoras
Faperr prorroga inscrições do Programa Centelha Roraima